Direitos Humanos

Itamaraty vai auxiliar trabalhos da CPI do Tráfico de Pessoas

17/05/2012 - 18:17  

Em reunião nesta semana com o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas, deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), o ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, prometeu pedir o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) para combater o problema no Brasil. Patriota também vai sugerir mudanças na legislação sobre estrangeiros e imigração, e no Código Penal.

Arnaldo Jordy afirmou que há mais de 4 milhões de casos de tráfico de pessoas por ano em todo o mundo. O Brasil, segundo ele, está entre os cinco países com mais registros de casos. "A sociedade não tem ideia da complexidade, da gravidade, da escala, da recorrência desse problema.”

Na opinião do parlamentar, para enfrentar esse problema, é preciso haver parceria com a Polícia Federal, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos e o Ministério das Relações Exteriores, “principalmente em função das rotas internacionais: Espanha, Itália, Portugal, Estados Unidos, a fronteira com as Guianas. Nós precisamos desse tipo de ajuda e fomos lá buscar parcerias".

A CPI do Tráfico de Pessoas tem audiência marcada na próxima quarta-feira (23) com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Britto. Também já está marcada uma audiência pública com os representantes dos núcleos de enfrentamento ao tráfico de pessoas nos estados.

A comissão já deve começar a ouvir nas próximas semanas acusados de atuar no tráfico internacional de bebês para adoção e de jovens travestis para a exploração sexual.

Reportagem - Geórgia Moraes/ Rádio Câmara
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.