Direitos Humanos

Comissão quer apurar denúncia de massacre de índios no regime militar

10/05/2012 - 00:29  

Beto Oliveira
Stephen Baines (professor do Departamento de Antropologia da UNB), Egídio Schwade (indigenista missionário), dep. Luiza Erundina (coordenadora da Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça), Gilney Viana (representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), Elaize Farias (repórter do Jornal a Crítica), Cleber Buzatto (secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário
Comissão discutiu, em audiência pública nesta quarta-feira, caso denunciado pela imprensa.

A Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça da Câmara quer obter esclarecimentos sobre a denúncia do assassinato de 2 mil índios, entre os anos de 1972 e 1975, durante o regime militar.

Segundo reportagem do jornal A Crítica, de Manaus, os índios da etnia Waimiri-atroari teriam sido mortos porque eram contrários à construção da BR-174, que liga Manaus (AM) a Boa Vista (RR) e corta a área original da reserva indígena no Amazonas.

A presidente da comissão, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), disse que vai enviar requerimentos de informação para que a Eletronorte e a Fundação Nacional do Índio (Funai) enviem dados sobre os índios Waimiri-atroari. A deputada criticou a ausência de representantes das duas entidades na audiência que discutiu o assunto nesta quarta-feira (9).

Erundina afirmou que não se pode esquecer a história desses índios. Para ela, é necessário localizar e punir os culpados.

Durante a audiência, o indigenista missionário Egídio Schwade informou que existem documentos do Exército que se referem a ações para “assustar” os indígenas, com o objetivo de concluir as obras da rodovia na época. Schwade disse que o regime militar ainda é um período “muito nebuloso” da história brasileira e que há fatos que precisam ser esclarecidos. "Não se pode deixar adormecer um massacre desses, tão perto.”

Na próxima quarta-feira (16), a comissão vai realizar audiência com representantes de camponeses que também sofreram com o regime militar.

Reportagem – Karla Alessandra/Rádio Câmara
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.