Direitos Humanos

Ministra pede apoio da Câmara em campanha por igualdade racial

08/06/2011 - 12:37  

A Ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade, pediu hoje ao presidente da Câmara, Marco Maia, o engajamento da Casa na campanha “Igualdade Racial é pra Valer”, lançada no último mês de março. A iniciativa faz parte das ações do governo pelo Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes (2011), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Ela lembra que o Brasil já conquistou avanços importantes no combate a desigualdade racial, mas a conscientização e o envolvimento da sociedade são importantes para evitar retrocessos nessas conquistas. O envolvimento da Câmara, segundo ela, contribuirá para a estratégia de mobilização da campanha e a capacitação de servidores em temas da área racial.

Luiza Bairros também apresentou ao presidente da Câmara uma relação de propostas consideradas prioritárias pela secretaria para o combate à desigualdade racial e também de gênero. Entre eles estão a Reforma Política, o Plano Nacional de Educação (PL 8035/10) e propostas para regularização de terras quilombolas.

Ela afirmou que tão importante quanto aprovação é o debate sobre esses temas. A discussão, na opinião dela, subsidia não só a análise desses projetos como de outras propostas relativas a igualdade racial.

No caso do Plano Nacional de Educação, a ministra lembrou que a secretaria já apresentou à comissão especial que analisa o projeto sugestões de mudanças para incorporar compromissos com o combatea à desigualdade racial na educação.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto/Rádio Câmara
Edição – Paulo Cesar Santos

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8035/2010

Íntegra da proposta