Direitos Humanos

Artistas defendem união civil gay e criminalização da homofobia

17/05/2011 - 13:50  

Beto Oliveira
Preta Gil(artista) mostra bandeira alusiva ao movimento pela diversidade sexual
A cantora Preta Gil e grupo de artistas participaram do seminário.

As cantoras Wanessa e Preta Gil e um grupo de artistas presente ao 8º Seminário LGBT manifestaram apoio ao movimento homossexual. Eles reivindicaram a aprovação pelo Congresso de projetos de lei de interesse dos homossexuais.

O PL 1151/95, que regulamenta a união civil entre pessoas do mesmo sexo, foi apresentado pela então deputada Marta Suplicy (PT-SP), hoje senadora, e está na pauta do Plenário da Câmara. Já o PL 5003/01, da ex-deputada Iara Bernardi, que criminaliza os atos de homofobia, foi aprovado pela Câmara e está em tramitação no Senado.

Wanessa considera urgente a aprovação das duas propostas. Para ela, o papel dos artistas é ajudar a esclarecer a parcela da população que ainda é intolerante quanto ao assunto. “Esse posicionamento é falta de informação”, disse.

Preta Gil afirmou que faz parte do movimento LGBT. “Eu sou negra e bissexual com muito orgulho. Podem se sentir representados por mim”, declarou. Preta Gil também lamentou os ataques feitos a ela por "um parlamentar em um programa humorístico" - em alusão a um fato ocorrido no  programa CQC, da Rede Bandeirantes, no qual, ao ser questionado pela cantora sobre o que faria se um filho seu se apaixonasse por uma negra, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) respondeu que não iria “discutir promiscuidade” e que seus herdeiros não correriam esse risco porque “foram muito bem educados”. Bolsonaro se defendeu dizendo que entendeu errado a pergunta.

Também presente ao seminário, a atriz transexual piauiense Safira Bengell reivindicou a aprovação do PL 5003/01. A atriz, que é tesoureira da Rede Nacional de Pessoas Trans (entidade que luta pelos direitos de travestis, transexuais e transgêneros), explicou que o grupo trabalha para que a sociedade ponha fim ao preconceito sofrido por essas minorias. “Somos contra qualquer tipo de violência”, declarou.

O presidente da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT na Câmara, deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), ressaltou a importância de artistas ajudarem a dar visibilidade para a questão dos direitos homossexuais.

* Matéria atualizada às 18h25.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.