Direitos Humanos

Projeto regulamenta profissão de grafólogo

06/05/2008 - 18:49  

O Projeto de Lei 2781/08, do deputado Walter Brito Neto (PRB-PB), regulamenta a atividade de grafólogo - o profissional que analisa a escrita do indivíduo para conhecer a sua personalidade. A proposta determina que podem ser habilitados como grafólogos os psicólogos portadores de certificado de conclusão de curso ou de título de especialização em grafologia, reconhecidos pelo Conselho Federal de Psicologia; e os portadores de certificado de conclusão em curso de grafologia legalmente reconhecido.

Quem tiver diploma ou certificado emitido por escolas ou associações não reconhecidas até a apresentação do projeto será considerado técnico em grafologia.

Diagnósticos
De acordo com o autor, a grafologia se baseia na assertiva de que quem comanda a mão é o cérebro. Assim, o estudo da escrita revelaria as características e os traços da personalidade e do caráter. Ele acrescenta que o método é utilizado em áreas como seleção, identificação e desenvolvimento de potenciais e administração de conflitos. Brito Neto disse que a grafologia também auxilia nos diagnósticos médicos em casos de hipocondria, paranóia, embriaguez e esquizofrenia.

Diante da tendência de contratação dos profissionais da área, afirma o deputado, é importante suprir a lacuna legal no reconhecimento de sua atividade.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Vania Alves
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2781/2008

Íntegra da proposta