Direitos Humanos

Seguridade aprova projeto sobre violência contra idosos

26/10/2007 - 12:31  

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (24) o Projeto de Lei 944/07, do deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), que obriga clínicas e hospitais a comunicar às autoridades sanitárias os atos de violência praticados contra idosos. O objetivo é obter dados estatísticos para subsidiar a formulação de políticas públicas. A proposta altera o artigo 19 do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), que já exige essa comunicação a autoridades policiais, Ministério Público e conselhos municipal, estadual ou federal de idosos.

A proposta considera violência contra o idoso qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que provoque sua morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

O parecer do relator, deputado Dr. Nechar (PV-SP), foi favorável ao projeto. Ele lembrou que os idosos, em sua maioria, evitam noticiar às autoridades as agressões de que são vítimas, com medo de represálias. Já o autor do projeto afirma que o idoso não denuncia as agressões, principalmente quando ocorrem dentro de casa, com medo de sofrer violência ainda mais grave.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda precisa ser votado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Prisão de idoso por causa de pensão pode ser proibida
Seguro habitacional de idoso pode ser reduzido
Seguridade aprova programa para idoso desempregado
Comissão aprova reserva de moradia para idoso
Campanha de valorização dos idosos é lançada na Câmara

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 944/2007

Íntegra da proposta