Direitos Humanos

Seguridade aprova programa de saúde auditiva para criança

24/08/2007 - 18:02  

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, na quarta-feira (22), o Projeto de Lei 669/07, que institui o Programa de Saúde Auditiva (PSA) e contempla uma série de ações preventivas e de tratamento direcionadas para recém-nascidos e alunos de escolas públicas.

Uma das principais medidas propostas pelo texto - do deputado Manoel Júnior (PSB-PB) – é a obrigatoriedade da realização do Exame de Emissões Otoacústicas Evocadas, também chamado de "teste da orelhinha", em recém-nascidos. Hoje esse teste não é obrigatório na rede hospitalar.

Outras atribuições do PSA são a formação e capacitação de profissionais de saúde em medicina auditiva, a triagem em crianças, por meio de exames, para identificar os casos de problemas de audição e o tratamento com fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas.

A relatora, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), destacou que a proposta transforma em lei o que hoje é amparado apenas por uma portaria ministerial (2.073/GM, de 2004). "O projeto cria condições politicamente bem mais fortes do que uma portaria, para garantir a continuidade das ações de promoção, prevenção e tratamento dos problemas auditivos", disse Janete.

Tramitação
O PL 669/07 tramita em caráter conclusivo e ainda será examinado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Projeto institui exame auditivo e oftalmológico em escolas
Novo exame poderá ser obrigatório em recém-nascido

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 669/2007

Íntegra da proposta