Direito e Justiça

CCJ aprova obrigação de referência ao sexo de candidatos

11/07/2006 - 20:21  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou hoje o Projeto de Lei 4765/01, da deputada Yeda Crusius (PSDB-RS), que torna obrigatória a referência ao sexo de candidatos e filiados nos dados fornecidos à Justiça Eleitoral pelos partidos políticos, além de exigir a certidão de nascimento ou casamento para o registro do candidato.
A intenção da parlamentar é favorecer a participação da mulher na política brasileira por meio de uma maior fiscalização, pela Justiça Eleitoral, do cumprimento da exigência legal de percentual mínimo (30%) de candidaturas de mulheres a cargos eletivos.
A relatora, deputada Sandra Rosado (PSB-RN), apresentou parecer favorável ao projeto e contrário ao PL 931/03, que estava apensado ao PL 4765/01. Ela considerou que a proposta principal tem maior abrangência e melhor redação.

Dúvidas
Sandra Rosado observou que, diante da exigência de 30% de candidaturas de mulheres, é importante que os partidos apresentem a listagem de seus candidatos de forma clara, eliminando qualquer dúvida que possa prejudicar a rapidez do processo.
A relatora também acredita que é oportuna a exigência da certidão de nascimento ou casamento para instrução do pedido de registro da candidatura. Isso, segundo ela, poderá acabar com qualquer dúvida na identificação do candidato.

Tramitação
A proposta, que altera a Lei dos Partidos Políticos (9504/97), foi encaminhada ao Plenário.

Notícias anteriores:
Brasil é 107º no ranking de mulheres no parlamento
Projeto pune partido que não tiver 30% de candidatas

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4765/2001

Íntegra da proposta