Direito e Justiça

Projeto prevê prisão preventiva para crimes graves

29/06/2005 - 08:53  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5305/05, que acrescenta mais uma hipótese para a decretação de prisão preventiva pelos juízes. De acordo com o texto, o magistrado poderá determinar a prisão preventiva de acusados de crimes de grande violência e repercussão social.
A proposta altera o Código de Processo Penal, que já prevê três circunstâncias para a prisão preventiva: como garantia da ordem pública e da ordem econômica, para assegurar a aplicação da lei penal e por conveniência da instrução criminal (fase do processo em que se apura o crime e seus responsáveis).
O autor do projeto, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), observa que alguns tribunais já reconhecem a gravidade do crime como fator importante para decretar a prisão preventiva de acusados. O PL 5305/05 torna essa prática obrigatória na legislação penal, desde que haja indício suficiente sobre a autoria do crime.

Tramitação
O projeto aguarda parecer do relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputado Rubinelli (PT-SP). Se aprovado, será encaminhado ao Plenário da Câmara.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.