Direito e Justiça

Comissão aprova projeto que destina recurso recuperado em delação premiada à empresa prejudicada

11/08/2017 - 10:02  

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou projeto de lei que destina à empresa ou entidade lesada (pública ou privada) os recursos recuperados em colaboração premiada, referente a inquérito contra organização criminosa.

Cleia Viana / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. delegado Waldir (PSDB-GO)
Delegado Waldir: lacuna legislativa propicia interpretações movidas pelos mais diversos interesses

O projeto (PL 6458/16) é de autoria do deputado Celso Jacob (PMDB-RJ) e recebeu parecer favorável do deputado Delegado Waldir (PR-GO).

A proposta, que altera a Lei 12.850/13, determina ainda que não mais existindo a empresa, os ativos serão repassados à esfera administrativa a qual ela estava ligada (União, estados ou municípios). A lei trata da investigação e dos procedimentos para crimes cometidos por organizações criminosas.

Destinação específica
O relator concordou com o argumento de Celso Jacob, de que a legislação brasileira não define, de forma específica, a destinação dos ativos (bens e dinheiro) recuperados em delação premiada.

O Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), ressalta Waldir, prevê que o produto recuperado seja destinado à União e ao lesado, deixando ao juiz a definição da parcela de cada um. Para ele, no entanto, o foco deve ser sempre a indenização do prejudicado. “O ressarcimento da pessoa de direito público ou de direito privado lesado há de ser o destino único de ativos eventualmente recuperados”, disse.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e agora será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6458/2016

Íntegra da proposta