Direito e Justiça

Moro rebate críticas da oposição e nega ativismo judicial

30/03/2017 - 18:56  

O juiz federal Sergio Moro negou praticar o que alguns críticos chamam de ativismo judicial – quando o magistrado participa ativamente da fase de investigação. “No caso da [Operação] Lava Jato, minha posição como juiz é totalmente passiva. Eu aprecio pedido das partes. Mas muitas vezes o cumprimento imparcial da lei é compreendido como ativismo.”

Durante audiência pública da comissão especial que analisa proposta de mudanças no Código de Processo Penal, o juiz foi questionado pelos deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e Wadih Damous (PT-RJ) sobre atitudes e decisões que tomou na Lava Jato.

Teixeira criticou o vazamento de conversa de Dilma Rousseff com Luiz Inácio Lula da Silva. “Vossa Excelência quebrou o sigilo telefônico da presidente Dilma e foi repreendido pelo ministro Teori Zavascki [do Supremo Tribunal Federal]. No contexto de um golpe parlamentar, Vossa Excelência queria derrubar a presidente?”

Moro reagiu: “Não me cabe aqui ficar respondendo a parlamentares que fizeram perguntas ofensivas. Peço escusas, mas não vou responder”.

Teixeira negou ter ofendido Moro. “Uma coisa é fazer perguntas que incomodam. Outra coisa são ofensas”, disse.

Reportagem – Antonio Vital
Edição – Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8045/2010

Íntegra da proposta