Direito e Justiça

Deputados cobram Itamaraty sobre caso de brasileiros desaparecidos nas Bahamas

29/03/2017 - 10:56  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Audiência Pública. Jornalista, Eulalia Moreno
A jornalista Eulália Moreno e o deputado Reginaldo Lopes, durante a audiência da comissão externa

Após 143 dias do desaparecimento dos 12 brasileiros que tentavam entrar ilegalmente nos Estados Unidos, a comissão externa que acompanha o assunto na Câmara dos Deputados cobra atuação mais efetiva do Itamaraty.

“Há um sentimento de abandono, de descaso em relação aos brasileiros. Qualquer outro país do mundo não aceitaria essa situação. Nenhuma informação do que ocorreu naquele dia 6 de novembro de 2016. Os familiares cobram do país uma resposta”, afirmou o presidente do colegiado deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).

O barco com 12 brasileiros e 5 dominicanos teria deixado as Bahamas no dia 6 de novembro. No dia 15, familiares entraram em contato com a embaixada do Brasil em Nassau relatando o desaparecimento. As autoridades caribenhas ainda não se manifestaram oficialmente sobre as suspeitas de naufrágio ou de os brasileiros terem sido vítimas de coiotes.

A comissão já encaminhou um pedido de informações ao Ministério de Relações Exteriores (MRE) que deve responder no prazo de 10 dias. O não cumprimento pode ser enquadrado em crime de responsabilidade.

Investigação jornalística
Na terça-feira (28), os parlamentares ouviram a jornalista Eulália Moreno, que investiga o caso desde dezembro e já publicou mais de 70 matérias com informações apuradas junto a jornalistas caribenhos, especialistas em direitos humanos e familiares dos desaparecidos.

Ela descartou a hipótese de naufrágio alegando que não houve relato de incidentes por autoridades que monitoram a costa no dia do desaparecimento e que as condições navegação eram favoráveis.

“O naufrágio interessa muita gente, pois é uma fatalidade. Agora, uma chacina, que denuncie quadrilhas que operam naquela região... O nosso mito é que as Bahamas são os cruzeiros, os cassinos, mas não, aquilo é uma terra de bandidos”, disse acrescentando que as autoridades nacionais atuam para evitar um incidente diplomático com o país caribenho.

A jornalista trabalha com três cenários possíveis. No primeiro, os brasileiros continuam nas Bahamas detidos em uma prisão. No segundo cenário, teriam sido vítimas de criminosos na praia antes de embarcarem. No terceiro, os brasileiros teriam sido sequestrados em alto mar por uma quadrilha de narcotraficantes.

Delegado convidado
Os deputados da comissão externa vão investigar o caso nas Bahamas e na República Dominicana. Antes disso, devem ouvir o responsável brasileiro por monitorar as investigações no caribe; o delegado Raphael de Luca, da Polícia Federal, responsável pela operação no Brasil, bem como familiares dos brasileiros desaparecidos.

Reportagem - Emanuelle Brasil
Edição - Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.