Direito e Justiça

Projeto revoga proibição de exercício do comércio por oficial da ativa

26/10/2016 - 18:45  

Em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 3511/15 revoga dispositivo do Código Penal Militar (Decreto-Lei 1.001/69) que proíbe oficial da ativa de exercer o comércio ou ser acionista de empresa.

Leonardo Prado / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Fausto Pinato (PP-SP)
Fausto Pinato: lei militar está defesada perante o Código Civil

Atualmente, ao oficial é permitido apenas ser acionista ou cotista em sociedade anônima, ou por cotas de responsabilidade limitada. A atividade comercial é considerada conduta ilícita pelo código.

O autor da proposta, deputado Fausto Pinato (PP-SP), afirmou que a proibição é uma norma penal “cega” porque necessita de dispositivos extrapenais para ser cumprida. “Nesse ponto, a lei militar é nula pois se refere a sociedades comerciais e outros tipos que não se enquadram na realidade”, apontou.

Ele acrescentou que o dispositivo do Código Penal Militar está defasado frente ao Código Civil (Lei 10.406/02), uma vez que não existe mais a figura do “comerciante individual”, e sim a do “empresário individual”. Ainda segundo o parlamentar, a norma civil derrubou a figura da “sociedade civil ou comercial”, que foi substituída por “sociedade empresária ou simples”.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusiva, será analisada pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta