Direito e Justiça

Plenário aprova recondução de Gustavo do Vale Rocha para o CNMP

15/12/2016 - 13:32  

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Gustavo do Vale Rocha -  Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)
O advogado Gustavo do Vale Rocha, eleito pelos deputados para vaga no CNMP

O Plenário da Câmara elegeu, por 225 votos a 119, Gustavo do Vale Rocha para uma vaga no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Candidato único, ele foi reconduzido para um segundo mandato pelos deputados. A indicação segue para análise dos senadores.

Composto por 14 integrantes, o CNMP é responsável por julgar reclamações contra integrantes do Ministério Público da União (MPU), rever processos disciplinares e zelar pela legalidade de atos administrativos. O presidente do CNMP é o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Perfil
Atual subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, Rocha nasceu na cidade de Belo Horizonte, em 1973. Graduado em direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub), é professor universitário e mestre em políticas públicas pelo Uniceub. Exerce a advocacia desde 1997.

Durante sabatina na sua primeira indicação ao cargo, Vale Rocha afirmou no Senado que atuou como advogado em algumas ações privadas do ex-deputado Eduardo Cunha, preso pela Operação Lava Jato. Também foi citado em diálogos gravados pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, que deixou o governo após relatar suposta tentativa de interferência no órgão para a liberação de um empreendimento imobiliário na Bahia.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.