Direito e Justiça

Responsabilização de juízes e promotores é excluída de relatório anticorrupção

23/11/2016 - 20:25  

Assista ao vivo

No novo substitutivo que acabou de apresentar em comissão especial, o relator do projeto (PL 4850/16) que estabelece medidas contra a corrupção, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), deixou de fora a previsão de juízes e promotores serem processados por crime de responsabilidade.

“Não podemos nos misturar com aqueles que promovem medidas para calar e intimidar investigadores”, justificou. Segundo ele, a medida precisa ser discutida, mas não pode ser adotada por meio de projeto de lei.

A responsabilização de juízes e promotores vinha sendo cobrada por deputados de vários partidos e tinha sido prevista no primeiro substitutivo, apresentado por Lorenzoni há duas semanas.

O relator informou que vai pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) que elaborem projetos a respeito da punição de seus membros em caso de abuso.

Outra medida que será transformada em recomendação é a criação de um Fundo Nacional de Combate à Corrupção, que será feita ao Palácio do Planalto. No primeiro substitutivo, o fundo seria financiado, entre outras fontes, por recursos de multas aplicadas a corruptos e seria usado para campanhas publicitárias contra a corrupção.

A reunião ocorre no plenário 2.

Mais informações a seguir

Acompanhe o debate também pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube.

Reportagem - Antonio Vital
Edição - Marcelo Oliveira

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.