Direito e Justiça

Lorenzoni quer fazer sugestões ao Judiciário para ampliar o combate à corrupção

23/11/2016 - 12:21  

Assista ao vivo

A comissão especial sobre o projeto que estabelece medidas contra a corrupção (PL 4850/16) poderá analisar ainda hoje sugestões que serão levadas a outras instâncias, anunciou há pouco o relator Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

Isso será necessário, segundo ele, porque o Legislativo não têm competência para determinadas iniciativas – que ficaram fora do substitutivo em discussão. O texto pode ser votado ainda hoje na comissão especial.

O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) sugeriu, por exemplo, a possibilidade de criação de varas especiais nos tribunais a fim de atacar a morosidade da Justiça nos casos de corrupção.

“Isso muitas vezes equivale à impunidade”, afirmou o parlamentar, que defendeu ainda o fim do foro privilegiado, que seria mantido apenas para os chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Esses itens não constam do parecer apresentado por Lorenzoni. O relator disse que vai sugerir a criação de varas especiais ao Conselho Nacional de Justiça, a quem compete propor iniciativa legislativa neste sentido. Sobre o foro privilegiado, Lorenzoni anunciou que pretende solicitar ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, mais agilidade na tramitação das propostas já em análise na Câmara.

A reunião ocorre no Plenário 2.

Mais informações a seguir.

Acompanhe também pelo canal Câmara dos Deputados no YouTube.

Reportagem - Antonio Vital
Edição - Ralph Machado

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.