Direito e Justiça

Projeto determina volta do Brasão da República na capa dos passaportes

18/08/2016 - 18:59  

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre as políticas de assistência social, saúde e educação para as pessoas com transtorno do espectro autista adultos. Dep. professor Victório Galli (PSC-MT)
Galli: nenhuma autoridade do Poder Executivo tem o poder de suprimir um símbolo da República de um documento tão importante que é o passaporte

O passaporte brasileiro poderá ter obrigatoriamente o Brasão da República Federativa do Brasil na capa.

É o que determina o Projeto de Lei 5747/16, do deputado Professor Victório Galli (PSC-MT), que tramita na Câmara dos Deputados.

Galli ressalta que o Brasão da República é símbolo do País, conforme a Constituição.

Além disso, ele aponta que a Lei 5.700/71, que trata da forma e a apresentação dos símbolos nacionais, traz a obrigatoriedade de constar o Brasão da República Federativa do Brasil dos documentos públicos federais expedidos e publicados.

Divulgação
Passaportes brasileiro - antigo e novo

O deputado acrescenta ainda que o Decreto Presidencial 8.374/14, que normatiza a expedição de novos passaportes, não trata e nem determina em nenhum artigo a modificação ou supressão do Brasão. “Mas o que temos visto no novo passaporte é uma figura que parece o Cruzeiro do Sul em sua capa”, ressalta.

“Entendo que nenhuma autoridade do Poder Executivo, especialmente o Ministério da Justiça, tem o poder de suprimir um símbolo da República de um documento tão importante que é o passaporte”, destacou. Para ele, o ato configura contravenção à Lei 5.700/71.

Tramitação
De caráter conclusivo, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive quanto ao mérito.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5747/2016

Íntegra da proposta