Direito e Justiça

Comissão aprova que bibliotecas e hospitais tenham exemplar da Lei Maria da Penha

30/06/2016 - 22:30  

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Carmen Zanotto
Dep. Carmen Zanotto acredita que divulgação da lei pode ajudar a mudar cultura em relação ao tratamento dispensado às mulheres

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou projeto da deputada Conceição Sampaio (PP-AM) que torna obrigatória a disponibilidade de um exemplar da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) em escolas e bibliotecas públicas, unidades de saúde e delegacias de polícia (PL 854/15).

O texto exige que os exemplares sejam colocados em local visível e de fácil acesso ao público, ao menos 1 (um) exemplar da lei. Também estabelece que as despesas decorrentes corram por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

A relatora, deputada Carmem Zanotto (PPS-SC) foi favorável ao projeto. Segundo ela, a medida vai contribuir para reduzir a violência contra a mulher. “Traz um enorme potencial de produção de resultados positivos que servirão para mudar a cultura da sociedade brasileira com relação ao respeito do direito das mulheres de serem tratadas de forma digna e contribuindo para a melhoria da segurança das mulheres no Brasil”, disse Zanotto.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado ainda pelas comissões de  Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Luiz Gustavo Xavier
Edição – Mônica Thaty

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 854/2015

Íntegra da proposta