Direito e Justiça

Comissão que investiga casos de estupro debate projetos nesta quarta

15/06/2016 - 08:26  

A comissão externa da Câmara dos Deputados que investiga a denúncia de um estupro coletivo contra uma menor no Rio de Janeiro se reúne, nesta quarta-feira (15), para debater dois projetos de lei: o PL 2265/15, que aumenta a pena do estupro e estupro coletivo; e o PL 3792/15, que estabelece medidas de assistência e proteção às crianças e adolescentes em situação de violência e disciplina a criação de órgãos especializados em crimes contra elas.

A presidente da comissão, deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), informou que a proposta que muda o atendimento às vítimas de crimes sexuais (PL 3792/15) já está pronta para a pauta do Plenário. Pelo texto, o depoimento das vítimas será gravado para que não tenha que ser repetido várias vezes. A prática já é adotada em algumas delegacias, mas a proposta torna esse protocolo regra nacional.

"Nós aproveitamos um projeto de autoria da deputada Maria do Rosário, que é um protocolo muito semelhante ao que vimos no Rio de Janeiro voltado para crianças e adolescentes. A deputada Laura Carneiro, que foi designada relatora, vai ajustá-lo e estendê-lo ao atendimento à mulher. Assim, criaremos um protocolo nacional para melhorar esse atendimento, para que as vítimas dessa violências gravíssimas não passem por constrangimentos como a menina do Rio", explicou Santos.

A reunião será realizada às 14 horas, no plenário 15.

Reportagem - Karla Alessandra
Edição – Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta