Direito e Justiça

Relatório da MP sobre acordos de leniência será votado nesta tarde

As principais mudanças que a nova proposta traz são o aumento da celeridade e maior estímulo aos acordos

10/05/2016 - 08:51  

A comissão mista que analisa a Medida Provisória 703/15, que modificou as regras para os acordos de leniência entre a administração pública e empresas acusadas de cometer irregularidades, vota o relatório final do deputado Paulo Teixeira (PT-SP) nesta terça-feira (10). A votação já foi adiada três vezes.

A nova reunião está marcada para as 15h30, no plenário 7 da ala senador Alexandre Costa, no Senado.

Participação do Ministério Público
Paulo Teixeira manteve todas as competências do Ministério Público (MP) e do Tribunal de Contas da União (TCU) previstas na Lei de Combate à Corrupção (12.846/13) e medida provisória que alterou a lei.

O relator afirmou, porém, que é contra a presença do MP em todas as etapas do acordo de leniência. “A obrigatoriedade de celebrar o acordo de leniência com a presença do MP ou do TCU resultará na impossibilidade de celebrar esse acordo se houver divergência”, disse. Segundo Teixeira, o acordo deve ser celebrado entre o órgão lesado e a empresa.

Inconstitucional
A Procuradoria-Geral da República afirma que a medida provisória é inconstitucional e recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) argumentando que não há demonstração do requisito de urgência constitucional para sua edição. O Supremo ainda não julgou a ação.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 703/2015

Íntegra da proposta