Direito e Justiça

Projeto do deputado Cabo Sabino amplia a liberdade de expressão na esfera militar

10/03/2016 - 18:01  

A Câmara dos Deputados analisa proposta que revoga dispositivo do Código Penal Militar (Decreto-Lei 1.001/69) para que deixe de ser crime o ato de um militar criticar publicamente decisão de seu superior hierárquico. A mudança está prevista no Projeto de Lei 4321/16, do deputado Cabo Sabino (PR-CE).

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Cabo Sabino
Cabo Sabino: Código Penal Militar tem sido usado erraneamente para censurar comentários de militares na internet

Atualmente, o artigo 166 do código tipifica o crime militar de “publicação ou crítica indevida”, com pena de detenção de dois meses a um ano, de acordo com a gravidade da situação.

Segundo Cabo Sabino, o dispositivo vem sendo aplicado de forma inadequada, com o simples objetivo de punir militares das Forças Armadas, da Polícia ou do Corpo de Bombeiros que usam redes sociais, como o Facebook e o WhatsApp, para proferir opiniões que desagradam a seus superiores hierárquicos.

“Para corrigir essa injustiça e evitar punições arbitrárias, propomos a revogação do artigo. Hoje, a garantia constitucional da liberdade de expressão se perde por caprichos sociais de interesses diversos”, afirma o parlamentar.

O deputado acrescenta que a supressão do dispositivo não ocasionará prejuízo para a manutenção da disciplina militar, “tendo em vista que eventuais desvios de conduta podem ser punidos com base em outras justificativas, que não sejam a pura manifestação do pensamento”.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois, seguirá para o Plenário.

Reportagem – Clara Sasse
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4321/2016

Íntegra da proposta