Direito e Justiça

Proposta aumenta pena de quem furta doação para vítimas de calamidades

17/02/2016 - 10:57  

O deputado Rubens Bueno (PPS-PR) apresentou projeto de lei que aumenta a pena de pessoas flagradas furtando donativos (como roupas, calçados e alimentos) destinados a vítimas de desastres naturais.

O PL 414/15 pune este tipo de furto qualificado com pena de reclusão de três a oito anos. O furto qualificado, que é aquele cometido com agravantes como participação de duas ou mais pessoas e emprego de chave falsa, tem pena de reclusão de dois a oito anos, segundo o Código Penal (Decreto-lei 2.848/40).

A proposta foi apresentada pelo então deputado Paulo Bornhausen (SC) em 2008, mas acabou arquivada ao fim da legislatura passada. Rubens Bueno decidiu reapresentar o texto para punir um crime que ele considera “covarde”.

“É comum a ocorrência de pessoas covardes e inescrupulosas saqueando vítimas fragilizadas e indefesas em razão de desastre natural. Tal ação merece pena mais severa”, disse.

Tramitação
O projeto será analisado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, segue para votação final no Plenário da Câmara.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 414/2015

Íntegra da proposta