Direito e Justiça

CCJ aprova voto de brasileiro no exterior para deputado federal

Proposta seguirá para análise de comissão especial.

07/04/2015 - 17:45  

Antonio Augusto
Deputado Alceu Moreira (PMDB-RS)
Alceu Moreira: proposta não contraria a Constituição.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (7), a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 436/09, que permite aos brasileiros residentes no exterior votarem para deputado federal.

O texto é de autoria do deputado Manoel Junior (PMDB-PB). Atualmente, os brasileiros que moram fora do País só podem votar para presidente da República, em zonas eleitorais distribuídas nos cinco continentes.

Relator na CCJ, o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) defendeu a constitucionalidade da proposta. “Não há conflitos de conteúdo entre o pretendido pela proposta e os princípios e regras fundamentais que compõem a Constituição”, destacou.

O texto aprovado permite que a Justiça Eleitoral crie circunscrições extraordinárias nas representações diplomáticas (como embaixadas e consulados), a fim de possibilitar a votação no exterior.

Tramitação
A PEC será analisada agora por uma comissão especial a ser criada especificamente para esse fim. Depois, o texto terá de ser votado em dois turnos pelo Plenário da Câmara.

Conheça a tramitação de propostas de emenda à Constituição.

Reportagem - Luiz Gustavo Xavier
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 436/2009

Íntegra da proposta