Direito e Justiça

CPI da Petrobras ouve ex-gerente responsável por Abreu e Lima

30/03/2015 - 09:15  

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras ouve nesta terça-feira (31) Glauco Colepícolo Legatti, ex-gerente da estatal responsável pela implementação da refinaria Abreu e Lima.

O engenheiro Shinko Nakandakari, um dos delatores da Operação Lava Jato, afirmou ao Ministério Público Federal que pagou propinas a Legatti, afastado do cargo em novembro, por decisão interna da Petrobras.

Aumento do valor
Na semana passada, em audiência na CPI, a ex-presidente da Petrobras Graça Foster admitiu que os aditivos firmados pela estatal para a construção de Abreu e Lima multiplicaram os custos do projeto. O custo inicial da refinaria pernambucana estava estimado em 2,5 bilhões de dólares, valor que subiu para 18,5 bilhões de dólares ao final da construção.

“Se você não tem projetos básicos de qualidade, você vai ter aditivos. Na Abreu e Lima, a questão principal foram as mudanças sucessivas no projeto. Até as características do petróleo que seria refinado ali mudaram durante o processo”, explicou Graça Foster.

Ela disse ainda que a empresa cometeu um erro ao divulgar o valor inicial da refinaria Abreu e Lima como sendo de 2,5 bilhões de dólares. “A previsão inicial correta seria um custo de cerca de 14 bilhões de dólares.” Graça Foster admitiu como razoável uma margem de diferença de preço de 20% acima do valor previsto em contratações. “Dá para trabalhar com margens menores que essa desde que haja um projeto básico realista”, disse.

Gabrielli
O ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli também defendeu as políticas de construção de refinarias da estatal ao longo dos últimos anos. Gabrielli foi ouvido pela CPI no último dia 12.

Segundo ele, o valor da refinaria ficou maior do que o esperado porque o Brasil não fazia esse tipo de projeto desde os anos 1980 e orçou um valor genérico. “Fixamos um valor genérico do que seria um custo, baseado no valor de uma refinaria do golfo do México. Não há verdade em dizer que a Petrobras fez uma refinaria sem saber o que ia fazer”, disse aos deputados.

A audiência, proposta pelo deputado Altineu Côrtes (PR-RJ), será realizada no plenário 2, a partir das 9h30.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.