Direito e Justiça

Ministro da Justiça terá que explicar reunião com advogados de empreiteiras da Lava Jato

O ministro foi convidado e não é obrigado a vir. A reunião está prevista para 29 de abril.

25/03/2015 - 10:57   •   Atualizado em 25/03/2015 - 17:27

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, nesta quarta-feira, um convite para ouvir o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A audiência, que será conjunta com as comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, foi proposta pelo deputado Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS).

O deputado quer que o ministro explique porque alguns compromissos oficiais não são incluídos na agenda divulgada pelo Ministério da Justiça em seu portal na internet. Entre esses compromissos omitidos da agenda oficial estão um encontro com advogados de empreiteiras sob investigação na Operação Lava Jato e uma reunião com o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, na véspera da divulgação da lista de suspeitos de envolvimento no escândalo da Petrobras.

Na ocasião, o ministro confirmou a reunião com as empreiteiras e disse que ela ocorreu por se tratar de dever "do ministro da Justiça e de quaisquer servidores públicos receber advogados no regular exercício da profissão, conforme determina o Estatuto da Advocacia”.

Na opinião de Marchezan Júnior, “a preocupação notória da Presidência da República de que esse rol de suspeitos não envolvesse direta ou indiretamente nomes ligados ao governo, e a circunstância de o Ministro da Justiça ser um dos principais interlocutores da gestão Dilma, redundam, inegavelmente, na obrigação de Cardozo esclarecer, com maior riqueza de detalhes, o que vinha  fazendo nesses dias omitidos por sua agenda oficial”.

A reunião está prevista para 29 de abril.

Reportagem - Ralph Machado
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.