Direito e Justiça

CCJ adia discussão sobre guarda compartilhada sem acordo entre os pais

25/09/2013 - 11:42  

Beto Oliveira
Vicente Candido
Vicente Cândido: proposta torna a guarda compartilhada a regra geral.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania adiou a discussão do Projeto de Lei 1009/11, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que torna mais fácil a aplicação do regime de guarda compartilhada quando não houver acordo sobre o assunto entre a mãe e o pai separados. O deputado Ronaldo Fonseca (PR-DF) pediu vistas da matéria na reunião desta quarta-feira (25).

O projeto altera o Código Civil (Lei 10.406/02). Hoje, a lei determina que, quando não houver acordo entre a mãe e o pai quanto à guarda do filho, a guarda compartilhada será aplicada "sempre que possível". O relator, deputado Vicente Candido (PT-SP), argumentou que essa expressão “faz com que caiba ao juiz a decisão sobre a adoção da guarda unilateral ou da compartilhada, o que o projeto elimina, fazendo com que, pela própria lei, o regime geral aplicável seja o da guarda compartilhada”.

Ressalva
O projeto ressalva que o novo regime só será aplicado se ambos os genitores estiverem aptos a exercer o poder familiar e tiverem igualmente interesse na guarda. Se um deles declarar ao juiz que não tem interesse na guarda, esta será concedida ao outro.

O parecer do relator foi favorável à proposta, nos termos do substitutivo aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família, com subemendas de redação.

Reportagem – Lara Haje
Edição - Dourivan Lima

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1009/2011

Íntegra da proposta