Direito e Justiça

Comissão especial debaterá nos estados autonomia funcional das Defensorias

20/02/2013 - 19:03  

Luis Macedo
Reunião Ordinária para apresentação do roteiro de trabalho e deliberação de Requerimentos. Dep. Amauri Teixeira (autor do requerimento)
Amauri Teixeira: Defensoria atua na defesa da sociedade e é o mais importante dos órgãos judiciários.

A comissão especial que discute a autonomia funcional e administrativa das Defensorias Públicas da União e do Distrito Federal aprovou a realização de audiência pública e de seminários regionais para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 207/12), do Senado.

Serão convidadas para a audiência autoridades como o vice-presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Os seminários nos estados devem contar com a participação de representantes do governo e da OAB local.

Além da autonomia, a PEC garante a essas defensorias a iniciativa de elaborar a própria proposta orçamentária. Hoje, apenas as defensorias públicas estaduais contam com esse direito.

Atender o cidadão
Para o presidente da comissão especial, deputado Amauri Teixeira (PT-BA), defensorias públicas autônomas podem atender melhor os cidadãos que não têm acesso à Justiça. "O Judiciário como poder já tem autonomia constitucional garantida. O Ministério Público já tem sua autonomia garantida. A Defensoria Pública, de todos esses órgãos, é o mais importante.”

No entender de Amauri, “o Judiciário é um poder que deveria estar acima dos interesses. O Ministério Público atua defendendo a lei. A Defensoria Pública atua defendendo a sociedade. Então, para que a Defensoria tenha, realmente, condições de defender a sociedade, ela deve ter autonomia funcional e autonomia, principalmente, financeira e administrativa"

Calendário indefinido
Ficou decidido que a comissão vai se reunir sempre às terças-feiras. Ainda não há previsão de data para a audiência pública e para os seminários regionais.

A PEC 207/12 já teve a sua admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovada na comissão especial, a PEC segue para votação no Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs.

Da Reportagem/NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 207/2012

Íntegra da proposta