Direito e Justiça

Marcha LGBT pode reunir 30 mil pessoas em Brasília nesta quarta

17/05/2011 - 20:48  

Durante o 8º Seminário LGBT, realizado na Câmara nesta terça-feira (17), a secretária-geral da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Irina Bacci, afirmou que o movimento trará 30 mil pessoas de todos os estados para marcha desta quarta-feira (18) em defesa da aprovação do projeto que criminaliza a homofobia. “Esse congresso legisla por pressão, então, estamos aqui mais uma vez com 100 mil assinaturas e uma multidão”, sustentou.

Mais cedo, a entidade entregou à presidente em exercício da Câmara, Rose de Freitas, um abaixo-assinado com cerca de 100 mil assinaturas em apoio ao projeto aprovado na Câmara em 2006, e em análise no Senado (PLC 122/06). O presidente da ABGLT, Toni Reis, disse que o movimento também reivindica a efetivação do Plano Nacional contra a Homofobia.

Reis informou que a concentração para a marcha começa às 9 horas, em frente à Catedral. Em seguida, os militantes se reúnem em frente ao Congresso e, às 13h30 promovem “um abraço afetivo” ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Família
A ideia é abrir o evento com a participação de mães, uma delas Ângela Moyses Rodrigues, que tem uma filha lésbica e integra o Grupo de Pais e Mães de Homossexuais, de São Paulo. “Queremos mostrar que gays e lésbicas também têm família, não são filhos de chocadeira”, afirma.

Beto Oliveira
Entrevista com Angélica Ivo, mãe que teve seu filho assassinado por ser homossexual
Angelica Ivo pediu a aprovação de projeto que criminaliza a homofobia.

No seminário, a mãe do adolescente Alexandre Ivo, Angelica Ivo, também pediu a aprovação do PLC 122. “É assim que vamos fazer justiça, espero que os senadores não se omitam em votar o projeto, para que mães como eu não tenham quer chorar a perda de seus filhos por crimes de ódio”, pediu ela, que também participará da marcha de quarta-feira. Ivo foi assassinado em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, no ano passado, por ser considerado homossexual.

Violência
De acordo com o superintendente da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Nascimento, desde que o estado instituiu a homofobia como causa de ocorrência nos registros de ocorrência policial, há um ano e meio, já são quase mil registros. Segundo ele, quando os dados são projetados para o País, chega-se a aproximadamente 14 mil registros por ano.

O deputado estadual pelo Piauí Fábio Novo (PT) disse que apenas dois estados brasileiros – São Paulo e Piauí – possuem delegacias especializadas em crimes de intolerância. Ainda segundo ele, dos 1.408 municípios pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2009, somente 130 desenvolveram ações para a população LGBT no ano anterior.

Direitos negados
Já o secretário nacional de Promoção e Defesa da Pessoa Humana da Secretaria de Direitos Humanos, Ramaís de Castro, ressaltou que existem mais de 70 direitos garantidos aos heterossexuais que são negados ao público LGBT. Ele citou casos como os de diplomatas e outros agentes públicos que não podem levar seus companheiros para missões no exterior e a falta de reconhecimento nas corporações policiais.

Kit anti-homofobia
Tema polêmico entre os deputados, o kit anti-homofobia foi apresentado no seminário pelo coordenador-geral de Direitos Humanos do Ministério da Educação, Fábio Meirelles Hardman de Castro. De acordo Castro, o material faz parte de um projeto desenvolvido pelo ministério desde 2005.

O trabalho envolveu uma pesquisa sobre homofobia, em 11 capitais brasileiras, e as propostas foram testadas em seminários regionais, com a participação de 180 pessoas, disse. Segundo o secretário, o material destina-se a professores, gestores e alunos do ensino médio, e será entregue preferencialmente a professores que já passaram por cursos sobre diversidade de gênero. “Não é verdade que o material vai chegar às escolas descontextualizado e nem que será distribuído a crianças”, assegurou.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.