Direito e Justiça

Comissão discutirá produção, uso e tráfico de drogas por índios

04/05/2011 - 14:14  

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional fará audiência pública para esclarecer denúncias publicadas pelo jornal O Globo, em 20 de abril, de que indígenas brasileiros, especialmente das áreas de fronteira com Bolívia, Colômbia e Peru, estão envolvidos na produção, uso e tráfico de drogas ilegais. O debate foi proposto pelo deputado Padre Ton (PT-RO) e ainda não tem data definida.

O parlamentar pediu que sejam convidados o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Augusto Freitas de Meira; o secretário especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza; a secretária nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte; e coordenador-geral de Polícia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal, Oslain Campos Santana.

O autor do requerimento disse que o objetivo é conhecer a veracidade das denúncias, revisar a política para o setor, particularmente aquela voltada às populações indígenas, e encaminhar ações que contribuam para alterar o quadro descrito pelo jornal.

“O avanço das drogas tem se apresentado como um dos piores flagelos da atualidade. O quadro em questão é ainda mais inquietante por se tratar do envolvimento de populações indígenas de regiões fronteiriças, onde a presença do Estado é escassa e o assédio dos traficantes é intenso”, afirmou Padre Ton.

Reportagem – Rachel Librelon
Edição – Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.