Direito e Justiça

Câmara aprova nova anistia para imigrante em situação irregular

04/06/2009 - 11:47  

Para continuar no Brasil, será necessário provar emprego lícito, não ter dívidas com o Fisco nem antecedentes criminais.

A Câmara aprovou hoje projeto que reabre por 180 dias (a partir da publicação da lei) o prazo para os estrangeiros que estão em situação irregular no Brasil entrarem com pedido de residência provisória, que é válido por dois anos. Nos três meses anteriores ao término do registro de residência provisória, o estrangeiro poderá requerer sua transformação em permanente, conforme regulamento a ser definido pelo governo. Já aprovado pelo Senado, o projeto foi enviado à Presidência da República, para sanção.

O novo prazo beneficia o imigrante que tiver entrado no Brasil até o dia 1º de fevereiro deste ano. O prazo anterior era 29 de junho de 1998, definido pela Lei 9.675, publicada na mesma data.

O Projeto de Lei 1664/07, do deputado William Woo (PSDB-SP), foi aprovado pela Câmara em fevereiro último e enviado ao Senado, onde recebeu quatro emendas – das quais duas foram aprovadas hoje pelo Plenário e duas rejeitadas.

Uma das emendas aprovadas estabelece o prazo de 180 dias para o estrangeiro irregular requerer o registro provisório. Não havia prazo no projeto aprovado pela Câmara. Outra emenda estabelece que, após a concessão do registro provisório, o Ministério da Justiça expedirá a Carteira de Identidade de Estrangeiro com validade de dois anos.

Regularização
O texto aprovado pela Câmara e enviado ao Senado foi o substitutivo do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). O relator detalhou os requisitos necessários ao pedido e caracterizou o que é a situação irregular.

Ao pedir a residência provisória, o estrangeiro deverá apresentar um comprovante de entrada no País; uma declaração de que não responde a processo criminal ou de que não tenha sido condenado criminalmente, no Brasil ou no exterior; além de pagar taxa para expedição da Carteira de Identidade de Estrangeiro (CEI).

Em até 90 dias antes do vencimento dessa carteira, o estrangeiro poderá requerer sua transformação em permanente. Para isso, precisará provar outras condições: exercer profissão ou emprego lícito ou ter bens suficientes para a sua manutenção e de sua família; não ter dívidas fiscais ou antecedentes criminais no Brasil e no exterior; e não ter saído do País por mais de 90 dias consecutivos durante o período de residência provisória.

Exploração trabalhista
O deputado William Woo estima que haja entre 150 mil e 200 mil estrangeiros em situação irregular no Brasil. "Em virtude de sua situação precária, eles não têm as garantias das normas trabalhistas e previdenciárias e são frequentemente explorados por pessoas inescrupulosas", afirmou.

William Woo destacou que o projeto não significa a naturalização dos estrangeiros, e sim uma forma de garantir que eles tenham trabalho digno e paguem tributos no Brasil.

*Matéria atualizada às 16 horas

Notícias relacionadas:
Americano rebate denúncia de biopirataria em hotel no Amazonas
Governo brasileiro quer que dekasseguis permaneçam no Japão
Câmara aprova reabertura de prazo para estrangeiro se regularizar
Governo revê leis sobre estrangeiros na Amazônia

Da Redação/WS

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta