Direito e Justiça

Trabalho restringe chefias da AGU para integrantes de carreira

22/04/2009 - 09:52  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou a restrição dos cargos de chefia e assessoramento na Advocacia-Geral da União aos integrantes das carreiras que integram o órgão: advogados da União, procuradores federais e procuradores da Fazenda Nacional.

O atual advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, não integra nenhuma dessas carreiras, mas não deve ser atingido pela regra, que só valerá após 18 meses após a publicação de eventual lei decorrente do projeto. Esse prazo deve coincidir aproximadamente com o fim do mandato do presidente Lula, que o nomeou.

Emenda parlamentar
Essa regra não constava do texto original do Projeto de Lei 3949/08, do Poder Executivo, que foi votado na comissão. O PL previa apenas a criação de 44 cargos comissionados na Advocacia-Geral da União e 27 na Procuradoria-Geral Federal.

A alteração teve origem em emenda do deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). O relator da matéria, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) acolheu a sugestão, mas incluiu o prazo de 18 meses para início da vigência.

O relatório de Almeida aprovado na comissão, contra o voto da deputada Andréia Zito (PSDB-RJ), não alterou as demais previsões do projeto. O deputado considera que os novos cargos são necessários.

"É urgente a adoção de meios que permitam um funcionamento adequado e eficaz dos órgãos de representação jurídica da União, das autarquias e das fundações públicas", afirmou o deputado.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Frente parlamentar quer fortalecer carreiras jurídicas
Comissão de Trabalho aprova 148 cargos de confiança no INPI
Trabalho substitui 2,4 mil DAS por funções comissionadas
Pacote do governo cria 510 cargos de confiança

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3949/2008

Íntegra da proposta