Direito e Justiça

CCJ aprova acordo com a Espanha para trabalho de dependente de diplomata

14/10/2008 - 12:35  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na quarta-feira (8) o Projeto de Decreto Legislativo 791/08, que ratifica acordo entre Brasil e Espanha para que familiares dependentes de funcionários de embaixadas e consulados sejam autorizados a trabalhar. Pelo acordo, os brasileiros e espanhóis nesta situação terão que cumprir as exigências profissionais específicas previstas nas leis de cada país, inclusive o reconhecimento de diploma.

O relator da proposta na CCJ, deputado Bernardo Ariston (PMDB-RJ), seguiu o parecer do deputado Nelson Proença (PPS-RS), que foi o relator da proposta na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Ambos consideraram a proposta adequada juridicamente. Proença havia argumentado em seu parecer que esse é um pleito dos funcionários brasileiros que atuam em países que ainda não permitem o trabalho de seus familiares.

Tramitação
A proposta ainda será analisada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, antes de ser votada em Plenário.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição – Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 791/2008

Íntegra da proposta