Direito e Justiça

Órgãos partidários poderão responder isoladamente por atos

18/04/2008 - 13:11  

A Proposta de Emenda à Constituição 221/08, do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), determina que os órgãos partidários respondam isoladamente pelas obrigações de qualquer natureza contraídas em sua área de atuação, seja nacional, regional ou municipal. Dessa forma, a proposta limita a responsabilidade dos órgãos ao seu âmbito específico de atuação.

Jovair Arantes sustenta que o caráter nacional dos partidos, previsto no texto constitucional, tem sido desvirtuado para favorecer a "gestão temerária" em instâncias locais. "Os diretórios nacionais dos partidos vêm sendo continuamente responsabilizados judicialmente pela má administração dos órgãos partidários regionais ou municipais", ressalta o parlamentar.

Segundo o deputado, não é razoável que, em um país de grandes dimensões como o Brasil, o órgão nacional de um partido responda pela atuação de todos os diretórios regionais e municipais, distribuído pelos 26 estados, pelo Distrito Federal e pelos mais de 5,5 mil municípios.

A proposta pretende adequar a concepção do caráter nacional dos partidos políticos, para resguardar a gestão administrativa dos órgãos partidários, "em consonância com os ditames do pluripartidarismo, da cidadania, da soberania nacional e do regime democrático". Para Jovair Arantes, o caráter nacional dos partidos é político e programático, não existindo no texto constitucional disposição sobre a gestão administrativa partidária no espaço geográfico. Para tanto, a PEC reafirma esse caráter "como um preceito de índole política, eleitoral e programática".

Tramitação
A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Se aprovada, será analisada por uma comissão especial a ser criada especificamente para esse fim. Depois, segue para o Plenário, onde precisa ser votada em dois turnos.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs

Notícias anteriores:
CCJ limita responsabilidade civil de diretório partidário

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 221/2008

Íntegra da proposta