Direito e Justiça

Proposta cria taxa para consulta a ações arquivadas

31/01/2008 - 11:47  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2130/07, do deputado Edgar Moury (PMDB-PE), que institui taxa pelo desarquivamento de processos trabalhistas para consulta dos interessados. O texto estipula o valor de R$ 10 para cada solicitação. O objetivo é reduzir os custos administrativos e operacionais no âmbito da Justiça do Trabalho.

Para o deputado, a consulta aos autos é um direito dos envolvidos no caso, mas atualmente há requerimentos desnecessários. Segundo ele, a cobrança de taxa evitará que as solicitações sejam apresentadas sem critério e depois sejam esquecidas pelos requerentes. "São conhecidas as dificuldades encontradas pelas Varas do Trabalho de todo o País para atender aos inúmeros e constantes pedidos de desarquivamento de autos que estão em arquivo definitivo e, na maioria dos casos, quando os autos chegam às unidades, o requerente desiste de examiná-los", ressalta.

Edgar Moury afirma que o desarquivamento toma tempo dos servidores de apoio, gera custos e comprometimento da saúde dos funcionários. "É notória a existência de insalubridade nos ambientes de arquivo, ainda que permanentemente conservados e higienizados", disse.

Debate com Judiciário
O deputado informa que a proposta resultou de amplo debate realizado com o Colégio de Presidentes e Corregedores de Tribunais Regionais do Trabalho e conta com o apoio do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

O projeto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-Lei 5.452/43). A CLT já prevê a cobrança de taxas pelos serviços processuais como autenticação de cópias e traslados de documentos. Entretanto, a legislação não prevê a cobrança pelos requerimentos de consulta a autos já arquivados.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Antonio Barros
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2130/2007

Íntegra da proposta