Consumidor

Projeto obriga empresa aérea a fornecer primeiros socorros

03/03/2006 - 20:05  

As aeronaves comerciais nacionais ou internacionais com partida ou chegada em aeroportos brasileiros podem ser obrigadas a oferecer equipamentos de primeiros socorros para o atendimento de passageiros. A exigência consta do Projeto de Lei 6454/05, do deputado Milton Monti (PL-SP). De acordo com o deputado, o objetivo da proposta é garantir mais segurança para os usuários do transporte aéreo.
Se o texto for aprovado, essas aeronaves deverão possuir, no mínimo, aparelho desfribilador, balão de oxigênio, medicamentos anticonvulsivos indicados para problemas cardíacos e remédios de uso geral, além de maca.
Pelo menos um dos tripulantes da aeronave deverá ter conhecimento necessário para agir em situações que exijam o manuseio desses equipamentos. Atualmente, segundo o Departamento de Aviação Civil (DAC), as aeronaves comerciais possuem apenas um kit de primeiros socorros e outro kit contendo remédios, que só podem ser utilizados se, entre os passageiros, houver um médico para indicar o uso.

Penalidade
A multa prevista para o não-cumprimento da lei será calculada com base no valor médio da passagem aérea para o vôo no qual for verificada a infração multiplicado pelo número de passageiros. A penalidade será proporcional às vezes em que for verificada reincidência, podendo acarretar o cancelamento da autorização para operação em aeroportos brasileiros. O projeto concede 120 dias para que as empresas se adaptem às novas regras.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo nas Comissões de Seguridade Social e Família; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Redação/RB

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6454/2005

Íntegra da proposta