Consumidor

Comissão rejeita livre escolha de oficina para revisão do carro sem perder garantia

21/05/2018 - 16:21  

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços rejeitou o Projeto de Lei 9074/17, o qual prevê que as revisões de carro fora das oficinas credenciadas ou autorizadas pelo fabricante não poderão implicar perda da garantia do veículo. 

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Audiência Pública e Reunião Ordinária. Dep. Herculano Passos (PMDB - SP)
Herculano Passos, relator: revisões em oficinas credenciadas asseguram que defeito não foi proveniente de intervenções malconduzidas

O autor da proposta, deputado Alexandre Valle (PR-RJ), argumenta que hoje, para manter a garantia do veículo, “os proprietários são obrigados a fazer a revisão em oficinas autorizadas, as quais lhes impõe valores surreais em cada revisão”.

Porém, o parecer do relator, deputado Herculano Passos (MDB-SP), foi contrário à matéria. Para ele, “vincular as garantias legais e contratuais ao cumprimento de um cronograma de revisões periódicas em oficinas credenciadas ou autorizadas faz todo o sentido, pois é a forma que o fabricante terá de se assegurar de que o defeito não foi proveniente de mau uso ou de intervenções malconduzidas por profissionais não habilitados”.

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 9074/2017

Íntegra da proposta