Consumidor

Projeto proíbe cobrança de roaming se não houver autorização expressa do usuário para serviço

05/03/2018 - 15:32  

Pedro Ventura/Agência Brasília
Tecnologia - geral - geolocalização celular smartphone telefone mapas
Pelo projeto, serviço de dados em roaming internacional só pode ser cobrado caso o usuário do celular autorize a operadora.

Tramita na Câmara dos Deputados proposta que inclui entre os direitos do usuário de telecomunicações o de não ser cobrado por serviço de dados em roaming internacional que não tenha sido prévia e expressamente por ele autorizado.

A medida está prevista no Projeto de Lei 8938/17, do deputado Cabuçu Borges (PMDB-AP), que altera a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97).

"O que está ocorrendo com cada vez mais frequência é que operadoras de telecomunicações ativam automaticamente pacote de dados em roaming internacional sem a autorização dos usuários”, justifica o parlamentar.

“O resultado são contas com valores absurdos relativos a dados em roaming no exterior cobrados pelas operadoras brasileiras”, complementa.

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8938/2017

Íntegra da proposta