Consumidor

Defesa do Consumidor realiza audiência para debater publicidade abusiva em comerciais da Nissan e Ipiranga

13/10/2017 - 15:37  

A Comissão de Defesa do Consumidor vai debater a publicidade veiculada pela empresa automotiva Nissan, referente à nova Frontier Nissan, denominada “O Caçador de Nuvens”, e pela distribuidora de combustíveis Ipiranga, com o comercial denominado “Vencedor'”.

Segundo o deputado Celso Russomano (PRB-SP), autor do requerimento para realização da audiência pública, os dois comerciais são “abusivos”. No caso da Nissan, diz Russomano, a propaganda é fantasiosa e induz o consumidor ao erro, ao mostrar que o automóvel teria a capacidade de recolher de uma tormenta que circunda um local montanhoso e de difícil acesso, uma nuvem de chuva que pode ser deslocada para outro local.

Já o comercial da rede de postos Ipiranga, segundo o deputado, defende “conduta altamente reprovável”, ao mostrar, de forma positiva, uma situação de “cola eletrônica” realizada por adolescentes durante um show de perguntas e respostas.

Foram convidados para a audiência:

- Ana Carolina Pinto Caram Guimarães, diretora do departamento de Proteção e Defesa da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça;
- Gilberto Leifert, presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – Conar;
- Deborah Duprat, subprocuradora-geral da República, e da Procuradoria Federal de Defesa dos Direitos do Cidadão;
- representante da empresa Nissan;
- representante da empresa Ipiranga;
- representante da agência de publicidade Talent Marcel;
- representante da agência de publicidade Guia Marketing.

Hora e local
A audiência será às 14h30, no plenário 8. O evento será interativo e poderá ser acompanhado pelo e-Democracia.

Da Redação - RS

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