Consumidor

Defesa do Consumidor debate impactos na saúde do uso de agrotóxicos

29/08/2017 - 09:47  

 A Comissão de Defesa do Consumidor discute nesta terça-feira (29) as implicações para a saúde dos consumidores dos altos níveis de agrotóxicos presentes nos alimentos. O debate será realizado a pedido do deputado Severino Ninho (PSB-PE).

O parlamentar cita dados publicados no jornal Diário de Pernambuco que associam o agrotóxico em alimentos ao aumento de casos de câncer. A Associação Brasileira de Saúde Coletiva apresentou um documento denominado Dossiê Abrasco em que aponta que 70% dos alimentos in natura consumidos no País estão contaminados por essas substâncias.

“O Brasil segue ocupando a primeira posição no ranking mundial de consumo de agrotóxicos e dá mostras de que caminha na contramão da tendência mundial que é de se ver livre da ameaça, pois mais da metade dos que hoje são largamente usados por aqui já foram banidos dos Estados Unidos e de países da União Europeia”, afirma Severino Ninho.

Foram convidados para participar da discussão:
- a coordenadora do Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes da Secretaria de Defesa Agropecuária (Mapa), Rosana Ribeiro de Vasconcellos;
- a coordenadora do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos da Gerência Geral de Toxicologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Adriana Torres de Sousa Pottier;
- a tecnologista do Instituto Nacional do Câncer (Inca) Fernanda de Albuquerque Melo Nogueira;
- a advogada da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) Sonia Amaro.

O debate será realizado às 14h30, no plenário 4.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.