Consumidor

Projeto proíbe preço quebrado em produtos ou serviços não fracionados

Segundo a proposta, valor cobrado deve ser redondo: terminar em 0 ou 5 para permitir a devolução do troco ao cliente

04/05/2017 - 19:21  

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Audiência pública das comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) para comemoração dos 109 anos de imigração japonesa e discussão sobre assuntos de interesse das duas Nações. Dep. Jorginho Melo (PR-SC)
Jorginho Melo: o Brasil não produz mais moedas de um centavo, de forma que a cobrança de preços quebrados inviabiliza o troco para o consumidor final e para o fornecedor de produtos e serviços

A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 7035/17, do deputado Jorginho Mello (PR-SC), que proíbe os lojistas de cobrarem valores “quebrados” por produtos ou serviços que não sejam vendidos fracionados – no quilo, na dúzia ou outra unidade de medida.

O valor cobrado por unidade ou serviço deve ser redondo, ou seja, terminar em 0 ou 5, para permitir a devolução do troco ao cliente.

A proposta também estabelece que o cliente tem direito a arredondar o valor para menos em produtos fracionados cujo valor final não termine em 0 ou 5.

Troco difícil
Jorginho Mello argumenta que o Brasil não produz mais moedas de um centavo, de forma que a cobrança de preços quebrados inviabiliza o troco para o consumidor final e para o fornecedor de produtos e serviços.

“Nesses casos, tanto quem compra quanto quem vende concretiza a operação com preços diferentes do anunciado. A questão é aparentemente inofensiva por se tratar de alguns poucos centavos a cada compra, mas em larga escala a questão gera impacto na economia e, inclusive, na arrecadação de tributos”, afirmou.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7035/2017

Íntegra da proposta