Consumidor

Projeto cria margem de tolerância para peso do sal comercializado no País

07/06/2017 - 10:14  

BETO ROSADO
Beto Rosado: o sal possui a umidade como uma característica que compromete a precisa aferição do peso nas embalagens

O deputado Beto Rosado (PP-RN) apresentou proposta na Câmara dos Deputados que permite uma tolerância de até 10% de redução do peso das embalagens de sal vendidas ao consumidor. Por exemplo, para um pacote de 500 gramas (g), será permitida uma redução para até 450 g.

O objetivo é conceder um tratamento diferenciado para o produto que, segundo o deputado, pode ter o peso afetado em razão da umidade. “O sal possui a umidade como uma característica que compromete a precisa aferição do peso nas embalagens”, explica Rosado.

O Projeto de Lei 5970/16 determina ainda que os órgãos de defesa do consumidor não poderão apreender a mercadoria, ou penalizar o fabricante do sal, quando a redução de peso ficar dentro da margem de tolerância.

O texto também padroniza as embalagens de sal (fino e grosso), que deverão ser vendidas nos seguintes pesos: 100 g, 250 g, 500 g e um quilo. Para embalagens acima de um quilo e abaixo de 100 g, o conteúdo é livre.

Tramitação
O projeto tramita de forma conclusiva nas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; Defesa do Consumidor; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5970/2016

Íntegra da proposta