Consumidor

Comissão debate financiamento e taxas de juros para cartão de crédito

30/05/2017 - 10:18  

A Comissão de Defesa do Consumidor promove debate nesta terça-feira (30) sobre cartões de crédito. A reunião será realizada a pedido dos deputados Chico Lopes (PCdoB-CE), Severino Ninho (PSB-PE); e Aureo (SD-RJ).

Os parlamentares querem discutir, além das taxas de juros do cartão, as novas regras, em vigor desde abril, criadas para financiar o saldo devedor da fatura do cartão de crédito. Na prática, sempre que o consumidor entrar no crédito rotativo, depois de 30 dias o banco terá de oferecer ao cliente um parcelamento do saldo devedor.

O consumidor também terá a opção de, depois desse prazo, fazer o pagamento à vista. Caso ele não escolha nenhuma das duas alternativas, ficará inadimplente.

Para o deputado Chico Lopes, a norma requer esclarecimentos adicionais “considerando que o Código de Defesa do Consumidor garante o direito de liquidar a dívida antecipadamente, total ou parcialmente, com redução proporcional dos juros e demais encargos”.

Foram convidados para discutir o assunto:
- a representante do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, Paula Ester Farias de Leitão;
- a diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Ana Carolina Pinto Caram Guimarães; e
- o diretor-executivo da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Créditos e Serviços (Abecs), Ricardo de Barros Vieira.

O debate será realizado às 14h30, no plenário 8.

A reunião pode ser acompanhada pelo WebCâmara.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.