Consumidor

Projeto prevê que funcionário que atenda público porte crachá de identificação

03/04/2017 - 10:43  

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Vinicius Carvalho (PRB-SP)
Vinicius Carvalho: em vários balcões de atendimento das empresas, o funcionário atendente é identificado com um nome falso

O atendimento ao público por empresas de qualquer setor poderá ter de ser prestado por profissionais portando crachás com seus nomes completos, em local de fácil identificação e visualização.

É o que prevê o Projeto de Lei 2254/15, do deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP), em tramitação na Câmara. Pela proposta, a determinação valerá tanto para funcionários de empresas privadas quanto públicas.

“Observamos que, em vários balcões de atendimento das empresas, o funcionário atendente é identificado com um nome falso”, justifica Carvalho.

“Caso haja um conflito, ou uma situação constrangedora, a exemplo da discriminação, o consumidor terá muita dificuldade de acionar o atendente judicialmente, uma vez que este não está identificado com o seu nome verdadeiro”, complementa.

Segundo o texto, o descumprimento da medida sujeitará os infratores às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), que vão desde multa à interdição do estabelecimento, além de detenção de três meses a um ano e multa.

Tramitação
De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Newton Araújo

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