Consumidor

Defesa do Consumidor debate formação de bureau de crédito por grandes bancos

14/12/2016 - 09:49  

A Comissão de Defesa do Consumidor discute hoje o novo bureau de crédito formado pelos Bancos Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica Federal e Itaú Unibanco. O debate será realizado a pedido dos deputados João Fernando Coutinho (PSB-PE) e Severino Ninho (PSB-PE).

Coutinho explica que a possibilidade de o Cade aprovar a formação de um bureau de crédito surpreendeu o consumidor. O parlamentar explica tratar-se de um “escritório” onde se realizam trabalhos administrativos e outros negócios relacionados com a atividade da empresa.

Segundo o parlamentar, o grupo atuaria no fornecimento de serviços e informações sobre adimplência e inadimplência de pessoas físicas ou jurídicas para fins de decisão sobre concessão de crédito.

“Nossa preocupação vem com a possibilidade de bureau crédito formado pelos maiores bancos propiciar a práticas de condutas anticompetitivas, com a discriminação no acesso a informações geradas pelos bancos aos bureaus de crédito existentes no mercado e que serão concorrentes da nova empresa criada, além da discriminação do acesso de bancos concorrentes aos serviços do no bureau”, explica o deputado.

Foram convidados:
- o coordenador-geral da Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Marcelo Nunes de Oliveira; e
- o diretor de Regulação Prudencial, Riscos e Economia da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Rubens Sardenberg, representando o Banco Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica Federal e Itau Unibanco.

O debate será realizado às 12h30, no plenário 8.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.