Consumidor

Proposta proíbe comércio de cobrar cliente pela divisão da comida com acompanhante

28/09/2016 - 10:03  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Deputados P - R - Rômulo Gouveia
Para o deputado Rômulo Gouveia, disponibilizar a louça para compartilhar a comida é uma obrigação referente à prestação do serviço

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5619/16, do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB), que proíbe a cobrança de taxa pelo comércio para dividir comida colocada à venda em porções. A proibição vale para supermercados, restaurantes, bares, lanchonetes, confeitarias e outros comércios de alimentos.

Os estabelecimentos que desrespeitarem a regra poderão ser multados ou mesmo serem interditados, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC - Lei 8078/90).

Segundo Gouveia, o restaurante não pode se negar ao pedido do cliente de dividir o prato com seu acompanhante, pois disponibilizar a louça é uma obrigação inerente à sua prestação de serviço. “Proibindo a divisão, o restaurante se recusa a prestar um serviço pelo qual o cliente está se propondo a pagar”, disse.

A taxa pela divisão, também cobrada em alguns estabelecimentos, é abusiva para Gouveia.
“A quantidade de comida a ser servida é a mesma. O cliente optou por dividir a refeição e deve pagar o preço pelo prato escolhido”.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5619/2016

Íntegra da proposta