Consumidor

Defesa do Consumidor aprova aferição obrigatória de medidor de energia

12/08/2016 - 11:01  

Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados
Audiência pública das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS), de Finanças e Tributação (CFT) e de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) para discutir a defasagem dos valores repassados pela Caixa Econômica Federal aos agentes lotéricos. Dep. Weliton Prado (PMB-MG)
Prado: O projeto protege os consumidores residenciais de energia elétrica, que devem pagar apenas o que consomem e nada mais do que isso, especialmente nesta época de crise

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1357/11, do deputado Luis Tibé (PTdoB-MG), que torna obrigatória a aferição dos medidores de energia elétrica residenciais.

Pelo texto, a aferição terá de ocorrer antes da instalação do medidor, que deverá conter selo de identificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A aferição poderá ser feita pelo próprio Inmetro ou por entidades por ele autorizadas.

Hoje a legislação brasileira não exige das distribuidoras de energia elétrica a aferição dos equipamentos de medição instalados nas residências. Em razão disso, segundo o autor, as famílias estão sujeitas a erros que podem fazê-las pagar por aquilo que não consumiram.

Relator da matéria, o deputado Weliton Prado (PMB-MG) acredita que o projeto vai ajudar a minimizar os problemas que os consumidores vêm enfrentando com equipamentos defeituosos ou descalibrados.

Tramitação
O projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Emanuelle Brasil
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta