Consumidor

Especialistas concordam que portabilidade garante preço de energia mais acessível

Proposta em análise na Câmara permite ao consumidor escolher a empresa fornecedora do serviço de energia elétrica, assim como ocorre com a telefonia

02/09/2015 - 22:36  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Seminário “Portabilidade na Conta de Energia
João Fernando Coutinho: as informações prestadas vão servir para compor um relatório que não prejudique as empresas e que facilite a vida do consumidor.

Representantes do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, especialistas e consumidores concordaram que a livre escolha - que já existe no Brasil para quem consome mais de três megawatts por mês de energia - é a melhor forma de garantir que o consumidor tenha um preço mais acessível para a energia.

O debate sobre a portabilidade ocorreu durante seminário realizado pelas comissões de Defesa do Consumidor e de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira.
Os debatedores discutiram a proposta (PL 1917/15) que permite ao consumidor de energia elétrica escolher seu fornecedor.

O presidente da Consultoria Thymos Energia, João Carlos de Oliveira Mello, afirmou que o custo da energia para os consumidores livres (que consomem acima de 3MW) é 22% menor. Ele destacou ainda que entre os grandes consumidores de energia, 2% já optaram por fontes renováveis.

O presidente-executivo da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), Reginaldo Almeida de Medeiros, apontou dados de pesquisa realizada junto aos consumidores que mostra que 77% do total dos entrevistados gostariam de gerar sua própria energia.

Na opinião do dirigente, a livre escolha vai obrigar às fornecedoras e geradoras a investirem em inovações tecnológicas e na melhoria do atendimento ao cidadão.

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Seminário “Portabilidade na Conta de Energia
João Carlos Mello: o custo da energia para consumidores que consomem acima de 3MW é 22% menor. Entre os grandes consumidores de energia, 2% já optaram por fontes renováveis.

O relator da proposta na Comissão de Defesa do Consumidor, deputado João Fernando Coutinho (PSB-PE), destacou que as informações prestadas pelos participantes da audiência vão servir para compor um relatório que não prejudique as empresas e que facilite a vida do consumidor. "Não tem prática mais saudável do que o consumidor poder colocar no telhado de sua casa uma placa de energia fotovoltáica que atenda seu consumo e que ele possa comercializar seu excedente. A nossa intenção é exatamente essa: ampliar a matriz energética, aumentando a oferta de energia produzida no nosso País, especialmente a energia limpa."

O diretor do Departamento de Gestão do Setor Elétrico da Secretaria de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Marcos Franco Moreira, afirmou que o ministério não tem ainda opinião formada sobre a livre escolha, mas deve montar um grupo de trabalho para discutir a proposta e a melhor forma de implementá-la. "É um setor complexo. Então há necessidade de botar mais gente pensando, e não só o ministério. A política pública é construída a várias mãos."

Proposta
A proposta permite que o consumidor escolha a geradora de energia, por exemplo, Itaipu ou Furnas. Mas a energia será distribuída pela rede local ou seja, pela CEB, em Brasília, ou pela Light no Rio de Janeiro, por exemplo.

A proposta admite também que os excedentes gerados pelos consumidores provenientes de energia solar ou eólica possam ser vendidos para a rede de energia elétrica. Atualmente, esse excedente é revertido em créditos para serem utilizados com energia elétrica.

Reportagem - Karla Alessandra
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1917/2015

Íntegra da proposta