Consumidor

Comissão pode votar regras sobre programas de fidelidade nesta quarta-feira

09/12/2014 - 22:25   •   Atualizado em 09/12/2014 - 22:34

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Audiência pública para debater a prescrição dos pontos acumulados em programas de fidelidade junto a qualquer fornecedor
Audiência da Comissão de Defesa do Consumidor debateu o projeto.
Está previsto para ser votado nesta quarta-feira, na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, o projeto (PL 4015/12) que cria regras para os programas de fidelidade. A proposta foi debatida nesta terça-feira, em audiência pública promovida pela comissão.
A supervisora da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Sonia Amaro, relatou que há várias queixas sobre a perda da validade dos pontos desses programas. "Os consumidores perdem esses bônus, pontos que eles acumulam, muitas vezes, durante muito tempo, e têm sua expectativa frustrada. No momento em que vão utilizar os pontos, eles verificam que a regra do jogo mudou."
A proposta que tramita na Câmara determina que a validade dos pontos seja de, no mínimo, dois anos. No caso de pontos acumulados depois de viagens aéreas, esse prazo será três anos.

O projeto ainda estabelece que as empresas devem informar o consumidor sobre o fim da validade dos pontos dois meses antes. Se não cumprirem as regras, vão ter de devolver a pontuação ao cliente, somando mais 20%. O texto também proíbe o saldo mínimo para transferência de pontos.

Ponto de equilíbrio

Para a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização, a proposta representa um “ponto de equilíbrio” entre as empresas e os consumidores. O representante da entidade, Anastácio Ramos, disse que as regras estão de acordo com os padrões adotados em vários países.

Os programas de fidelidade estão se tornando cada vez mais comuns no País. Já são oferecidos, por exemplo, por empresas aéreas, postos de combustível, supermercados e cartões de crédito.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização, de janeiro a setembro deste ano, 7 milhões de passagens aéreas foram resgatadas com pontos de programas de fidelização.

Expectativa de aprovação
O relator da proposta, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), acredita que o projeto será aprovado com facilidade. "É um programa que beneficia o consumidor e que a Comissão de Defesa do Consumidor deve votar por unanimidade", disse.

A reunião de quarta-feira da Comissão de Defesa do Consumidor está marcada para as 10 horas, no Plenário 8.

Se aprovada nessa comissão, a proposta seguirá para análise, em caráter conclusivo, da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O projeto já foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

Reportagem – Ginny Morais
Edição – Pierre Triboli

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