Consumidor

Proposta obriga empresas de estacionamento a divulgar planilha de custos

14/07/2014 - 16:44  

Arquivo/Zeca Ribeiro
Severino Ninho
Severino Ninho: com a medida, aumentos abusivos poderão ser detectados.

Proposta em análise na Câmara dos Deputados obriga empresas que cobrem por vagas de estacionamento a manterem atualizadas e disponíveis para consulta a planilha de custos do serviço. As planilhas deverão estar acessíveis em até dois dias úteis sempre que requeridas pelo Ministério Público, independente de procedimento judicial. A medida está prevista no Projeto de Lei 6387/13, do deputado Severino Ninho (PSB-PE).

O autor argumenta que o texto pretende aumentar o controle sobre os preços de estacionamento praticados em diversas regiões do País, principalmente em shoppings centers. Ele cita informações veiculadas na imprensa dando conta de que, no Rio de Janeiro, o preço do serviço sofreu aumento de 83% em dois anos e, em Belo Horizonte, de 40% nos últimos 12 meses.

“Para que os órgãos de defesa do consumidor possam ter condições de avaliar a abusividade dos aumentos praticados, propomos facilitar o acesso às planilhas de custo que fundamentaram os referidos aumentos”, sustenta o autor.

“Como não são apenas os shoppings centers que oferecem o serviço de estacionamento, achamos por bem estender a determinação para todos os estabelecimentos que venham a cobrar pela utilização de vagas para veículos durante o atendimento, completa Ninho.

Tramitação
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6387/2013

Íntegra da proposta