Consumidor

Comissão aprova projeto que obriga restaurante a deixar cliente visitar cozinha

31/10/2013 - 12:00  

Arquivo/ Leonardo Prado
Nilda Gondim
Nilda Gondim, a relatora, diz que medida levará a melhores padrões de higiene e qualidade.

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na quarta-feira (30) proposta que autoriza clientes de estabelecimentos comerciais do ramo alimentício, como bares e restaurantes, a visitarem as instalações das cozinhas durante o horário de expediente. O texto aprovado é o Projeto de Lei 5938/13, do deputado Major Fábio (Pros-PB).

A relatora, deputada Nilda Gondim (PMDB-PB), recomendou a aprovação do texto. Ela lembra que o Código de Defesa do Consumidor já determina que “os produtos e serviços colocados no mercado de consumo não acarretarão riscos à saúde ou segurança dos consumidores”. Para a relatora, o projeto assegura o cumprimento do que estabelece o código em relação ao consumo de alimentos fora de casa.

“A possibilidade de acesso à cozinha pelos consumidores conduzirá à adequação dos estabelecimentos comerciais a padrões de qualidade e higiene necessários à proteção do consumidor”, defendeu a deputada.

Essa obrigatoriedade já é prevista em lei em vários municípios brasileiros. Se aprovada pelo Congresso e sancionada pela Presidência da República, passa a ter validade nacional.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado ainda pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Dourivan Lima

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5938/2013

Íntegra da proposta